Os boletos registrados podem ter várias ocorrências que afetam a sua situação no sistema e no Banco.
Estas situações são indicadas no histórico do Boletomail, com o ícone R, com várias cores, cada uma indicando um tipo de ocorrência. Este ícone é exibido ao lado do nosso número dos boletos (ver abaixo).
Para descrever todas as situações possíveis, vamos aos casos possíveis:
1 – Emissão de boleto registrado:
- Você emite um boleto registrado no sistema.
- O boleto é exibido com um ícone R branco, indicando que deve ser enviado o arquivo-remessa ao banco.
- Arquivo-remessa é enviado
- Arquivo-retorno é processado, informando que o boleto foi confirmado. O Boletomail enviará o boleto via email ao cliente, e o ícone será exibido em Azul
- Arquivo-retorno é processado, informando que o boleto foi rejeitado (Icone R vermelho). Neste caso é necessário fazer a correção (CPF/CNPJ incorreto, endereco incorreto) e enviar novamente o arquivo-remessa ao banco.
2 – Cancelamento de arquivo registrado, antes do envio do arquivo-remessa
Nesta situação, você gera um boleto registrado, e ainda não enviou o arquivo remessa ao banco. Ao gerar o boleto registrado, este é automaticamente inserido no arquivo-remessa. O usuário deseja cancelar o boleto. Neste caso, basta marcar PG=X e clicar no botão salvar do histórico. O boleto é enviado para a lixeira e removido do arquivo-remessa
3 – Cancelamento de arquivo registrado, após o envio do arquivo-remessa.
Nesta situação, você gera um boleto registrado, envia o arquivo-remessa e o boleto é confirmado no arquivo-retorno do banco. Ao cancelar o boleto no sistema (PG=X), botão salvar) o sistema gerará o arquivo-remessa para informar ao banco que o boleto deve ser cancelado (ícone R rosa). O cancelamento do boleto será confirmado via arquivo-retorno. Após a confirmação o ícone R será exibido em violeta e enviado para a lixeira.