Como homologar sua carteira com registro

Após a criação da sua configuração com registro, você deverá seguir os passos abaixo para homologar a sua configuração junto ao seu banco.
Caso seu banco tenha um ambiente para testes, utilize-o para o envio dos arquivos-remessa e baixa dos retornos, até que você tenha concluído o teste de homologação.

O teste é dividido em 2 etapas: Pagamento e cancelamento

Teste de Pagamento:

1 – Gere um boleto de R$ 5,00 para você mesmo. É importante preencher: Nome completo, CPF, Endereço completo, Valor e Vencimento.

a1

Na tela abaixo,deixe selecionada a opção “Inserir cliente no cadastro”, pois no próximo boleto deste cliente, bastará digitar o seu CPF / CNPJ e clicar em “Pesquisar”, para preencher o restante dos dados.

Digite o CEP e clique em “Pesquisar” para buscar os dados do endereço. Preencha o número e complemento, se houver.

IMPORTANTE: Nas carteiras com registro o CPF/CNPJ e endereço completo são OBRIGATÓRIOS! No caso de não-preenchimento ou preenchimento incorreto, o boleto será rejeitado pelo banco.

gerar_boleto

É importante selecionar à direita o cod_config=reg (ou o código que foi informado no email no momento do cadastramento da sua carteira com registro)

gerar_boleto_registrado

Ao clicar em “Gerar Boleto”, será exibida a mensagem:
a3

O seu boleto será enviado somente após o envio do arquivo-remessa e confirmação da entrada do boleto via arquivo-retorno.

2 – Configure multa e juros no gerador de 2as vias (Inadimplência > Gerador de 2as vias)
Este passo é obrigatório, pois os boletos registrados fazem cálculo automaticamente da multa e juros a serem cobrados. Valores sugeridos: Multa de 2% e juros de 0.033% ao dia (o que dá aproximadamente 1% ao mês).

multa_1

e clique no botão “Configurar 2a via”

3 – Gere o arquivo-remessa
Boletos > Arquivo-remessa

Localize o arquivo recem-gerado e clique em GERAR REMESSA
a4

Será gerado o arquivo-remessa. Este arquivo deve ser enviado para o banco. A maioria dos bancos já permite o envio do arquivo-remessa pelo Internet Banking.

No Banco Itaú, acesse a opção Menu > Transmissão de arquivos
Remessa, enviar, será exibida a tela abaixo para você enviar o arquivo-remessaitau_remessa.PNG

Banco Santander:
Transferência de Arquivos, Remessa, Transmitir
Selecione: Produto>Cobranca, Layout: 400 – Cobranca – 400/ VRQG
Clique em “choose file”, selecione o arquivo remessa da Boletomail e clique no botão “Transmitir”

san4_rg

Bradesco:
Transmissão de Arquivos > cobrança > adicionar arquivos
Selecione o arquivo e clique no botão “Enviar arquivos”

Caixa Econômica Federal:
Transmissão de Arquivos > Cobrança bancária > Enviar arquivos
Selecione o arquivo e clique no botão “Upload”

cef_rem1
Caso seja exibida uma mensagem “Prezado Cliente, a opção encontra-se disponivel somente para beneficiários cadastrados com o tipo de transmissão IBC”, basta solicitar ao seu gerente para cadastrar o tipo de transmissão IBC para a sua conta.

4 – Aguarde o processamento do arquivo-remessa. Normalmente há vários horários durante o dia em que os Bancos fazem o processamento dos arquivos-remessa.

5 – Baixe o arquivo-retorno

Para baixar o arquivo-retorno, você pode utilizar seu Internet Banking.

Banco Itaú:
Menu > Transmissão de Arquivos
Retorno > Recepcionar
Mais detalhes aqui

Banco Santander:
Transferência de Arquivos > Retorno > Consultar
Preencha Data Inicial, Data Final, clique em “Enviar”
Clicar no botão com icone de disquete (Salvar)
Mais detalhes aqui

Bradesco:
Cobrança>Relatórios>Consultar Relatórios>Titulos Pagos por conta de crédito>Dados da consulta>Tipo de Registro>Preencher datas>Condição de Pagamento:Todas
Buscar>Exportar arquivo
Aguardar alguns minutos
Acessar: Transmissão de Arquivos > Arquivos de Retorno > Selecionar os arquivos > Clicar em Salvar Arquivo de Retorno.
Mais detalhes aqui

Caixa Econômica Federal:
Transmissão de Arquivos > Cobrança Bancária > Download de arquivos de retorno
Clicar no ícone TXT do arquivo correspondente

Faca processamento dos arquivos-retorno baixados no sistema Boletomail (Conciliação > Processar Arquivo Retorno).

boleto_retorno

Serão exibidos os boletos processados no arquivo. Caso esteja tudo ok, clique no botão para processar. Não se esqueça de clicar no botão, ou os boletos não serão processados no Sistema.

boleto_retorno2

Caso o boleto tenha sido registrado com sucesso, aparecerá a mensagem ENTRADA_CONF na coluna “Operação”. Caso seja exibida a operação “ENTRADA_REJ” (entrada rejeitada), entre em contato conosco.

a5

6 – Você já pode gerar o boleto para pagamento. Ele será enviado ao seu email assim que tiver sido processado o arquivo-retorno. Alternativamente, você pode gera-lo pelo histórico, clicando sobre a data de geração do boleto.

7 – Aguarde a compensação do boleto via arquivo-retorno. Caso o boleto compense corretamente, a primeira parte está concluída, caso contrário, entre em contato conosco.

Teste de Cancelamento

7 – Nas carteiras registradas, é necessário dar baixa nos boletos que não tenham sido pagos, ou o banco cobrará de você a “taxa de permanência”. O prazo para a cobrança dessa taxa varia de banco a banco, consulte o seu gerente.
Gere e faça o registro de um novo boleto de R$ 5,00 para você mesmo, conforme passos 1,2,3 e 4 anteriores

8 – Após o boleto ter sua entrada confirmada, marque-o no histórico com pg=X e clique no botão salvar, para envia-lo para a lixeira

9 – Gere e envie o arquivo-remessa para o Banco

10 – Processe o arquivo-retorno. Caso seja exibido “BAIXA_CONF” (Baixa confirmada) na coluna “Operação”, o teste foi concluído com sucesso, e você já pode utilizar esta configuração para cobrar seus clientes.
Caso seja exibida “BAIXA_REJ”, entre em contato conosco.

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12 respostas para Como homologar sua carteira com registro

  1. Ricardo disse:

    Quando eu processo o arquivo o boleto é enviado automaticamente para o e-mail do cliente? pois, fica pendente antes até procedimento de processar arquivo retorno.

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    • boletomail disse:

      O boleto é enviado após o processamento do arquivo-retorno. Caso deseje que o boleto seja enviado no momento em que for gerado no Boletomail, basta enviar um email solicitando para que o boleto registrado seja enviado imediatamente. Neste caso, você deverá enviar o remessa ao banco no mesmo dia em que o boleto for gerado, para evitar que ele seja rejeitado para pagamento.

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  2. Ricardo disse:

    Onde cadastro o juros e mora do boleto registrado, já que de acordo com a FEBRABAN agora o juros será calculado automaticamente e poderá ser pago em qualquer banco?

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  3. Ricardo disse:

    Como será feito o envio automático de boletos? O sistema gerará o boleto e eu precisarei manualmente todos os dias enviar a remessa e processar o retorno?

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  4. Ricardo disse:

    Onde posso cadastrar os envios automáticos dos cliente que no momento estou usando como carteira registrada? tendo em vista que ainda estou usando para alguns clientes a carteira não registrada (ainda estou aproveitando aqueles que ainda posso usar sem registro seguindo a tabela)?

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    • boletomail disse:

      Voce pode alterar no cadastro do cliente, na opção “Utilizar configuração”. Selecione para o cliente o código que foi gerado para a sua carteira com registro (normalmente o código é “reg”).
      Caso deseje migrar todas as cobranças para carteira registrada de uma só vez, basta solicitar por email a migração total da sua cobrança para carteira registrada.

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  5. Alessandro disse:

    Oi Paulo, fiz todo procedimento porém no momento de gerar o arquivo remessa apareceu a seguinte mensagem:

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    • boletomail disse:

      Alessandro, após clicar em “Gerar boleto”, clique no link “Clique aqui para enviar este boleto por email” para efetivamente gerar o boleto. Após isso, o arquivo-remessa será gerado e estará disponível para dowload na opção boletos > arquivo remessa

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  6. Em qual opção posso realizar configuração do boleto com registro no sistema boletomail? É o próprio usuário que realiza essa pré configuração ou são vocês? Após confirmada a configuração que é realizada a homologação conforme descritos no tutorial acima? Certo? Gostaria de homologar a minha carteira com registro que é do Banco do Brasil!

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