Implicações da alteração para carteiras com registro

Além das alterações no Sistema Boletomail explicadas aqui, haverá novos custos que você antes não pagava ao utilizar a carteira sem registro.


Muitos gerentes estão induzindo nossos clientes a migrarem para carteiras com registro, comparando o valor somente da tarifa de compensação de boletos. Mas lembre-se, na carteira com registro você pagará, além desta tarifa: Tarifa de entrada de títulos – para registrar o boleto, Tarifa para alteração (caso precise alterar valor ou vencimento), e Tarifa para baixa (caso precise cancelar um boleto que não foi pago).

Veja abaixo uma discussão interessante sobre este tema, o post original está aqui

O Fim do Boleto “Bancário Sem Registro” (CNR – Cobrança Sem Registro)

  1. De acordo com o Comunicado Febraban 014/2015 (https://www.febraban.org.br/Acervo1.asp?id_texto=2660&id_pagina=85) fica ‘fortemente recomendado’ que as instituições financeiras (Bancos) descontinuem a opção de Cobrança através de Boletos bancários Sem Registro, e passem a exigir somente Cobrança Com Registro (CR). Esta última modalidade de cobrança força as empresas a enviarem ao banco um registro contendo os dados da pessoa cobrada, como CPF/CNPJ, Endereço, etc.
  2. Esta orientação da Febraban causa diversos impactos:

i.     Financeiro: Cobrança sem registro custa aproximadamente R$3,00 e somente é cobrado caso o título seja pago. Cobrança com Registro o banco costuma tarifar no momento da inclusão, alteração e na baixa do boleto (com ou sem pagamento) o que eleva os custos da cobrança em no mínimo 3 vezes em média comparado ao boleto sem registro.

ii.     Opção de encaminhar para Protesto automático: esta opção já existe no modelo atual, porém ao comparar o custo de uma Negativação (no modelo atual, sem assinatura) o custo do Protesto é de dez vezes o custo da Negativação. Entretanto, se os custos para Protesto em cartório ficarem menores (compatíveis com o que os bancos de dados de negativação passarão a cobrar) essa modalidade de restrição será muito mais usada.

iii.     Centralização de informações: Se toda a cobrança a nível nacional passar a obedecer esta regra, a Febraban estará de posse de informações pessoais de todas as pessoas economicamente ativas, seus relacionamentos comerciais, quem está adimplente ou inadimplente. Estará de forma implícita com o maior banco de dados de cadastros positivos e negativos do Brasil, por força de uma normativa interna da Febraban.

Observando os pontos acima facilmente podemos verificar algumas conseqüências que irão beneficiar poucos em detrimento de muitos. Senão vejamos:

Ao entrar em vigor a “Lei do A.R.” em SP (e muito provavelmente ela será seguida por outros Estados, ou ainda por uma lei federal que está em trâmite) o Estado visa proteger o devedor de encontrar seu nome inscrito em cadastro negativo de forma indevida. Esta iniciativa é válida, porém, não há nenhum ônus para aqueles que agem de má fé e para a sociedade haverá um grande custo que não está sendo considerado.

Da forma como está sendo implementado, pressupõe-se que haveria uma verdadeira “epidemia” de cobranças indevidas e que as empresas têm agido com má fé e ostensiva no sentido de cobrar dívidas inexistentes. E isso não corresponde com os fatos. Então, o Estado, procurando tutelar essa questão, inverte a ordem das coisas permitindo que uma singela negativa de assinatura ao carteiro, responsável em colher o aceite, implique em não reconhecimento da dívida, e por conseqüência, a pessoa não terá seu nome incluso no rol de maus pagadores.

Esse post foi publicado em Noticias. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Implicações da alteração para carteiras com registro

  1. Pingback: Abaixo assinado pela permanência da cobrança sem registro |

  2. Pingback: Dúvidas sobre a mudança para carteiras com registro |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s