Dúvidas sobre a mudança para carteiras com registro

Neste post responderemos às dúvidas de nossos usuários sobre as alterações que entrarão em vigor com a obrigação do registro dos boletos.

Entenda aqui outras implicações que esta alteração trará para a sua Empresa
Não deixe de assinar o abaixo-assinado pela permanência da carteira sem registro

Se tiver outra dúvida, basta comentar no final, que teremos prazer em responder.


Sobre a mudança na carteira de cobrança, a minha é a 175. O que muda? O
que devo fazer? O banco me cobrará algo a mais?

Por favor, preciso de um passo a passo pois não entendi nada! rs

R: Basicamente você terá que enviar o arquivo-remessa para o banco sempre que gerar algum boleto, e este boleto somente será enviado ao seu cliente após o processamento do banco, e confirmação via arquivo-retorno.
Sim, o banco cobrará tarifas que antes você não pagava, p.ex, tarifa de entrada de titulo (sempre que emitir um boleto), tarifa de baixa de titulo (sempre que cancelar um boleto), tarifa de compensação (a mesma que você já pagava anteriormente), e outras…
Um passo a passo pode ser consultado aqui.

Gostaria de migrar para a carteira 109. Como funcionam esses teste de homologação?

R: Verifique se a carteira já está habilitada para você,.  pelo próprio Internet Banking, no caminho: Home » Cobrança » Outras funções » Carteiras cadastradas
Caso não esteja, solicite ao seu gerente para que seja habilitada.
Nos testes de homologação será gerado um boleto-teste, com envio de arquivo-remessa  e processamento do arquivo-retorno, tanto para confirmar que as configurações estão corretas, quanto para você entender como funcionará o processo com a carteira registrada.

Vocês me informaram que já pode testar a carteira 109 registrada do banco itau no sistema.
Mas que eu ficaria com a opção de escolher na hora de emitir o boleto de ser registrada ou sem registro não é isso?

R: Sim, você pode operar com carteiras sem registro e registradas simultaneamente.
Caso deseje, podemos também cadastrar a carteira 109 na modalidade sem registro e com registro. Neste caso, cadastraremos 2 configurações no sistema (EX: 109_registrada e 109_sem_registro) e ao gerar o boleto você poderá optar se quer registrar ou não o boleto. Lembrando que esta carteira 109 do Itaú pode operar nas 2 modalidades, com e sem registro, bastando, para registrar os boletos, enviar o arquivo-remessa correspondente.
Você também pode trabalhar com a carteira 175 (sem registro) e a 109 simultaneamente.

Como se gera o arquivo remessa no boleto mail? Eu entro na aba e ela está vazia….

Existe opção no boleto opção de ser gerado com ou sem registro?

R: Para gerar o arquivo-remessa, primeiro você deve habilitar uma carteira com registro, sem emissão no seu banco, padrão CNAB 400

Itaú: carteira 109, Bradesco: carteira 09, CEF: carteira 14 (Registrada, emissão Cliente), BB: carteira 17-019, Santander: carteira 101

Após habilitar a carteira, entre em contato conosco para cadastrarmos a nova carteira.|

É possível emitir boletos tanto pela carteira sem registro, quanto pela carteira registrada utilizando o nosso sistema. Caso o boleto seja com registro, será gerado o arquivo-remessa, além de outras diferenças explicadas aqui

Posso enviar arquivo de remessa hoje e a partir de amanhã, continuar trabalhando sem envio de arquivo de remessa?

R: Sim, mesma resposta acima.

O arquivo de remessa que eu gerar hoje, é somente dos boletos gerados hoje?

R: Sim, o arquivo remessa é gerado apenas para os boletos gerados no dia. Podem ser gerados vários arquivos-remessa no mesmo dia, caso você faça o envio várias vezes ao dia

Sou cliente Bradesco e o que devo mudar sobre o anuncio de carteiras? Será automático? Não entendi muito bem…

Os boletos que já enviei este ano e que são para ano que vem mudam algo?

R: A mudança NÃO É OBRIGATÓRIA! De acordo com o Comunicado da Febraban sobre o fim dos boletos sem registro, as carteiras sem registro que já estiverem habilitadas continuarão a funcionar, mas com a obrigação do seu cliente fazer o pagamento no mesmo banco emissor do boleto. Desta forma, se seus boletos são do Bradesco, os seus clientes somente poderão efetuar o pagamento no Bradesco, a partir de Janeiro/2017.
A mudança não é automática. Você deverá habilitar a carteira 09 junto ao Bradesco e entrar em contato conosco para cadastrarmos a nova carteira

Utilizo o boletomail a algum tempo e nunca tive problemas com esse serviço. Porém, com essa obrigatoriedade absurda da carteira com registro, que serve só para engordar a conta dos bancos, sinto que vou ter alguns problemas futuros.
Ocorre que para vários clientes fazemos serviços divididos em 12 pagamentos e os boletos são enviados todos de uma só vez, ou seja, os boletos não são gerados mês a mês. Assim, já temos boletos gerados até julho/2017.
Minha pergunta é, o que devo fazer nesse caso? Tem como recuperar esses boletos em um arquivo para enviá-los ao banco Itaú, ou terei que gerá-los novamente?

R: Você pode avisar seus clientes que a partir de Janeiro/2017, eles deverão fazer o pagamento do boleto no mesmo banco emissor do boleto.
A migração FOI ADIADA pela Febraban.
Caso você prefira poderá enviar novos boletos registrados, para que seus clientes possam efetuar o pagamento em qualquer banco.
Lembrando que essa mudança foi uma imposição da Febraban, e sempre fomos defensores da carteira sem registro, por acreditarmos ser a melhor opção tanto em custo quanto em agilidade.

Quais as carteiras com registro do banco itaú que vocês recomendam para usar ? Pois na minha conta tem várias carteiras cadastradas então gostaria de uma carteira mais em conta.

R: Recomendamos a carteira 109  pois ela tende a ter as melhores tarifas, pois são sem emissão (o banco não envia o boleto). Na nossa conta do Itaú, pagamos apenas na liquidação e na baixa do título, não pagamos para registrar o boleto (tarifa de entrada de título). Caso você esteja pagando tarifa de entrada, negocie com seu gerente para isenta-lo desta tarifa.

Você pode consultar as tarifas que foram configuradas para você, pelo próprio Internet Banking, no caminho: Home » Cobrança » Outras funções » Carteiras cadastradas.

Serão exibidos os custos de Entrada (emissão, registro do boleto), Baixa (cancelar um boleto) e liquidação (compensação de pagamento). As carteiras “COBRANÇA EXPRESSA” não podem ser utilizadas em sistemas de terceiros, pelos nossos testes, somente funcionam se o boleto for emitido no próprio sistema do Itaú.

Lembrando que todas as tarifas são negociáveis, basta falar com seu gerente e fazer uma “pressão” negocial. É possível redução de mais de 50% nos valores dessas tarifas, basta pressionar, claro, dependendo do seu volume de emissão de boletos.

reg12

Com as novas mudanças na carteira de cobrança poderia usar o boletomail para emitir boletos com e sem registro?
Por exemplo, para os clientes que têm conta no Itaú, emito boletos sem registro, e para os demais clientes, emito boletos com registro.

R: Sim, nosso sistema funcionará com as 2 modalidades de cobrança. A diferença é que quando você emitir um boleto numa carteira com registro, será gerado automaticamente um arquivo-remessa, que deverá ser enviado ao banco (normalmente pelo próprio Internet Banking). Somente após a confirmação da entrada do boleto via processamento do arquivo-retorno, é que o boleto será enviado via email para o seu cliente. Infelizmente isso é uma limitação das carteiras de cobrança registradas, que impactam na agilidade do processo de cobrança.

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10 respostas para Dúvidas sobre a mudança para carteiras com registro

  1. Bom DIa

    E quando o boleto com registro estiver em atraso e o cliente gerar uma 2º via ele conseguirá de imediato a 2º via? Ou vai ter que gerar o arquivo retorno e enviar para o banco também?

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    • boletomail disse:

      Olá Edson,

      Todo boleto registrado tem que ter o arquivo-remessa enviado e confirmado via arquivo-retorno para poder ser pago. Desta forma, o boleto não será gerado na mesma hora, como na carteira com registro.
      Entretanto, muitos bancos já possibilitam a geração da 2a via por uma tela disponibilizada por eles. O nosso sistema será alterado para possibilitar que o seu cliente gere a 2a via diretamente na tela do banco, para que o boleto possa ser pago na mesma hora.
      Os boletos da carteira com registro serão gerados com multa e juros já instruídos no arquivo-remessa. Desta forma não será mais necessário a geração de 2as vias, já que os boletos poderão ser pagos após o vencimento, já com o cálculo de multa e juros.

      Curtido por 1 pessoa

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